quarta-feira, 28 de maio de 2008

Há 6 meses... chegava o PRINCÍPE!



O pai não é muito de contar estas coisas, apesar de as sentir também, mas a mãe, como é mãe, sempre sonhou com o dia em que iria ser de verdade, contou-me já algumas coisas que decidi partilhar aqui com voçês. Apesar de 15 dias antes de nascer o meu coração ter abrandado durante um registo e ter estado a segundos de uma cesariana de urgência, ainda me aguentei mais 2 semanas. Foi uma gravidez e pêras! A mãe esteve internada 2 vezes. Uma em Viseu e outra na ilha. Antes disso a mãe teve de fazer uma amniocentese, que correu mal e, portanto, teve de fazer outra... a mãe tem pânico de agulhas e, mesmo que lhe digam que não dói, a mãe lembra-se bem das dores que passou naqueles minutos intermináveis... e dos dias de repouso absoluto para me segurar firme no seu ventre. Mas tudo valeu a pena, diz-me ela baixinho no ouvido. Diz-me que voltava a repetir... por mim. Bom, mas continuando... a mãe sempre soube que não ía nascer de cesariana. Não sabe explicar como sabia isso, diz apenas que sempre soube, simplesmente. Imaginou sempre as coisas da exacta forma como aconteceram! Coincidências??? Hum. A mãe sempre sonhou que a meio da noite as famosas águas dariam o primeiro sinal. E não é que foi mesmo! Na madrugada do dia 29 de Novembro, por volta das 4 horas da manhã, a mamã foi ao quarto de banho e quando regressou ao sofá, onde estava antes por já não conseguir dormir, ao sentar-se: bumba...! Aconteceu. Ponderadamente, com calma, pensando que a partir dali não havia volta a dar, um pouco assustada, mas mais ansiosa e a tremer como canas ao vento, acordou de mansinho o pai que lhe perguntou: "É muito...?" eheh... Depois do verdadeiro acordar, o pai vestiu-se com a rapidez que a mãe nunca se lembra e a mãe foi tomar um banho. Antes das 5h já estavam na maternidade. Daí até às 15h e 43m foi um processo longo mas que agora, diz a mãe, parece ter demorado 5 minutos. Nasci acompanhado pelo médico da mãe e meu, tivemos sorte. Eu não queria sair, pois claro, estava tão quentinho ali dentro. A mãe puxava e quando dava uma folgazita para respirar eu aproveitava e voltava a encostar-me lá em cima. Estava tão bem. Havia uma enfermeira que pulava pra cima da barriga da mãe e me pressionava... mesmo assim, não queria... e isso demorou tempo. Tunga, truca, pimba, barulho, confusão... pois, assim, como queriam que eu viesse? Quando o Dr estava pronto para fazer (mais uma vez) a cesariana, optou por escutar o meu coração... ainda bem... e, como estava tudo normal, tomou a última decisão: ventosas... "Ei, ei... ei, mas o que se passa?", pensei... E num ápice, saltei cá para fora, lindo, radioso, e os meus pais não choraram, como é normal, mas a emoção foi tanta que para eles podia explodir o vulcão que eles nem sentiriam. O meu pai que nem pegava em bebés, parece que sempre fez isso toda a vida... pegou-me, aconchegou-me... a mãe descansava e, depois de tudo o que passámos, aproveitou para filmar o pai comigo ao colo!



Cheguei pronto para lutar. Considero-me forte e guerreiro. Naquele dia 29 de Novembro de 2007, os meus pais partilharam com os amigos mais próximos e familiares o meu nascimento. A mãe recebeu ao todo mais de 60 mensagens no telemóvel e guarda-as até hoje. Vai escrevê-las todas num papel como recordação.



Recordações, até hoje, só boas... Claro que me aconteceram coisas que ninguém deseja e que têm feito os pais questionar-se sobre muitas coisas: "Como é possível um bebé sofrer, ou passar por coisas assim?" "Não é justo"... mas não se fala dessas coisas. Atrai. Além disso, por essas razões, temos conhecido pessoas fantásticas que nos têm ajudado imenso. Pessoas que consideramos "anjos" que nos ajudam nesta terra distante... Graças a essas pessoas (que temos a certeza que sabem quem são) algumas coisas têm sido mais fáceis... "porque ainda há bondade", diz a mãe enquanto o pai sorri.



Hoje faço 6 meses. Vou apagar meia vela! Não posso comer bolo, mas os papas comem por mim.
PARABÉNS A MIM!


Hoje faço 6 meses... e quero aqui agradecer a todos todo o carinho e o apoio que têm dado aos meus pais para continuarem nesta maravilhosa saga comigo... as mensagens, os postais, as lembranças, o carinho... Obrigado. Guilherme Marco

6 comentários:

Ana Prazeres disse...

Parabéns GUI! Um beijinho muito especial para a mãe...Força e Sáude para todos vocês!Que contes pelo menos mais 100 anos com todos os que amas junto de ti ( e a tia Ana também, já agora...). Há coisas inexplicáveis, mesmo...
Que todos os anjinhos terrestres e (dos Outros) te continuem a proteger e aos pais, e que te continuem a ajudar a cresecer neste mndo maravilhoso em que vivemos! Às vezes é dificil, é verdade, mas vale a pena cá andar! Se precisares algo da tia Ana ( Anette, nome artistico...), Diz à mãe para ligar ou aparece por Lisboa, ok??? Beijinhos enormes
A mãe gosta de beringelas e courgettes, e tu? Algum alimento em especial??? Será que já coneheces muitos alimentos? Que giro... Muito emocionante o mundo da comida, a tia ADORA!!!

Anónimo disse...

Lindo..lindo..lindo.. como sabes revejo-me também em muitas palavras tuas ao ler sobre a tua gravidez.. tanta incerteza, tanta angústia e medo até eles nascerem.. mas ao contrário de ti.. depois da tempestade veio a paz..tu, estava decidido que irias sofrer mais um pouco, mas terás outras recompensas, tenho a certeza! Tiveste uma coisa que eu não tive, um trabalho de parto espontâneo, o rebentar das águas como eu tanto imaginava...mas tivemos ambas um parto natural onde podemos sentir o nosso menino a sair de dentro de nós e o pai logo ao lado a dar apoio. Esses momentos a dois e de repente a três são das coisas mais bonitas de que tenho memória.. e o tempo passa...e eles crescem.. e é bom porque nos surpreendem dia após dia e fazem-nos chorar de emoção e felicidade.. mas, apesar de todo o sofrimento do parto, tenho uma saudade enorme daquele momento e muitas vezes gostava de voltar atrás...
Parabéns guilherme, tu ainda não me conheces mas a tua mamã e eu somos ambas mamãs de meninos lindos, nascidos quase ao mesmo tempo e que criaram uma amizade especial devido a vocês. tens uma mãe fantástica.. um dia conto-te o que ela sofreu por ti, a lutadora que foi e todo o amor que te tem! um beijinho muito grande

Cátia disse...

Gui, foi dificil cá chegares, nem imaginas o que sofremos com os teus papás, a quando da amiosentese,mas tudo vale a pena. Sabes GuI, quando a mãe saiau ho hospital em Viseu, Aqui a tia, levou-a ao Mac, para se deliciar, e tu gostaste muito, depois fomos dar um passeio e comemos um gelado e conversámos, conversámos, e tu estavas sempre lá. Eu mesmo longe acompanhei todos os teus passos, quando estavas dentro da barriga da mãe, vi como a bariga dela crescia!!!! Partilhei tudo!!! e também sofri!!! Hoje fazes seis meses, que bom, se estivesses aqui dar-te-ia muitos beijinhos, e dir-te-ia o quanto gosto de ti, o quanto es especial, que tens uma, mãe fantástica, um pai também... Agora a tiazoca, já só pensa no dia em que te vai ter nos braços, será que vais gostar do meu colinho?????? já falta pouco. Gui lembra-te que tens um anjo muito forte ao pé de ti que sempre te protege..´.ÉS A MAIS LINDA ESTRELA QUE BRILHA NO MEu MUNDO!!!!! PARABÉNS GUI

Tella disse...

Esqueci-me de dizer que o Gui é um babe! Giraço mesmo!

fifi disse...

Um beijinho especial neste dia mt mt especial tb =) destes pimos que vos adoram!E q estao mt ansiosos por conhecer esse homem lindo =)
Saudades grds***

Anónimo disse...

Miga, mts parabéns para esse vosso príncipe (1pouco atrasados).
Infelizmente o Simão nasceu de cesariana de urgência (descolamento da placenta, no momento em q iam provocar o parto - um susto que não desejo a ninguém), apesar de ter tido uma gravidez santa, capaz de fazer inveja a qualquer mulher! Foram 41semanas santas, o mesmo não se pode dizer desde o nascimento até aqui! Mas tudo se consegue e, por eles, vamos tendo bastante força.
Por isso, miga, força! Melhores dias virão. Jokitas gds.